Quem somos

Somos uma rede colaborativa de entidades, pessoas físicas e jurídicas, que articula ações coletivas e integradas para promover a cidadania, a defesa e o cuidado à População em Situação de Rua – PSR.

Como Surgiu

O Projeto Novo Olhar Rua foi idealizado por pessoas sensibilizadas com a População em Situação de Rua – PSR, participantes do Canto da Rua, que observaram a partir de múltiplas ações desencadeadas pelos órgãos públicos e pela sociedade civil em prol dessa população, que era necessário estabelecer uma organização, uma ordenação, para que essas ações apresentassem melhor eficácia.

O projeto tornou-se possível quando, através da Pastoral Nacional do Povo da Rua, foi estabelecida a parceria com a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental. Isso lá nos anos de 2016 e 2017. 

De lá para cá, o Projeto ampliou sua capilaridade, intensificou o debate e estendeu o diálogo para uma construção coletiva. Neste contexto, o Novo Olhar Rua contribui para fomentar a cultura da solidariedade, atenuar as condições sociais e garantir direitos.

Além de mobilizar a sociedade para um novo olhar sobre a vida e as pessoas que se encontram em situação de rua.

Sabendo da existência desse projeto da Pastoral Nacional do Povo da Rua, alguns parceiros desta REDE de atendimento, que se formou de forma tão Iluminada no contexto da COVID 19, se juntaram a Pastoral para formar um Grupo Gestor, para dar corpo a essa proposta.

Nossos Valores

  1. Reconhecimento e respeito à dignidade da pessoa humana.
  2. Lutar pela garantia dos direitos humanos e sociais da PSR.
  3. Transparência na gestão do projeto.
  4. Espírito de cooperação.
  5. Neutralidade sobre questões religiosas e partidárias.
  6. Respeito à diversidade: não discriminação de gênero, etnia e credo.